Jornalzinho romano
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nr 3 15 junho 2008
Queridos amigos do Brasil
Da muito tempo não escrevi nada pra vocês, isso não quer dizer que estou esquecendo, mas a vida prepara cada dia, nova surpresas, novos eventos que devo afrontar...
Como nesta canção:
“A vida segue seu rumo, vou escrever minha historia a cada dia recebo uma folha em branco do Criador.”
Desde quando deixei Conchas, deixei vocês, meus amigos, mas ficamos unidos graça ao internet que è um maravilhoso instrumento criado pelo homem, isso ajuda a manter as comunicações mesmo quando um mora no outro lado do oceano.
Ficamos juntos na oração que è uma parte importante na minha vida e mais uma vez, agradeço a Deus que criou o homem que criou o internet. Posso rezar junto com vocês, o terço em português cada dia com a Canção Nova as 18 oras do Brasil e 23 oras da Roma. Isso è uma nova tradição, antes de me deitar entro no site Canção Nova e rezo o terço junto com o povo brasileiro assistindo a televisão CN ao vivo.
Mas a minha vida não se compõe só de assistir o site internet e não fazer nada de mais J
Ultimamente escrevi aos meus amigos do grupo de oração de Conchas falando que Deus prepara pra cada um de nos os eventos que acontecem na nossa vida que nunca se poderia imaginar que isso pode acontecer.
Quando deixei Conchas, voltando para Roma, teve na minha cabeça muitos planos pra realizar:
Voltar por um mês na cada dos meus pais, estudar, fazer a carteira do motorista e muito mais ....
Deus achou que precisa dar um toque nos meus planos J.
Quando voltei a Roma, aprendi que não posso ficar em Polônia 1 mês como pensava mas somente 2 semanas por causa da faculdade que devia começar logo depois dos meus votos .
Na vida precisa ser flexível , mesmo se alguns falavam que sou pouco flexível e muito rígido J sou mesmo ! ( quando uma pessoa já tem certa idade – è difícil mesmo de mudar J )
Dois dias antes de voltar para Roma, minha mãe teve os problemas com a tenção e falando com ela insisti que ela consulte o medico cardiologista .
No dia seguinte íamos numa clinica particular e quando o medico fez o Eletrocardiograma ,ele falou pra minha mãe : “ A senhora permanece por aqui ,a senhora esta passando um infarto ! “
O mondo parou para mim neste momento, acompanhei minha mãe no hospital e devia voltar para Roma pra estudar ..
Liguei na minha casa em Roma e falando com meu superior comuniquei que permaneço em Polônia ate que quando precisa. Fiquei na casa dos meus pais não 2 semanas mas 5 ,voltei para Roma na segunda feira da Páscoa .
Devia cuidar da casa dos meus pais, no mesmo tempo meu pai teve a mão esquerda no gesso J não podia fazer nada: precisava preparar o almoço, limpar a casa ,andar cada dia no hospital pra visitar minha mãe .... depois de 10 dias minha mãe foi transferida numa clinica pra fazer uma intervenção no coração A CORNONARIOGRAFIA .
E uma visualização radiológica, obtida mediante injeção de contraste, das artérias coronárias do coração. Depois disso já se sabia que a cirurgia no coração e inevitável .
Mas devia voltar pra Roma, pra retomar a faculdade e a vida normal .
Quando voltei para Roma na segunda feira depois da Páscoa foi muito preocupado pela saúde da minha mãe mas precisava ir para frente ....
Da quarta feira voltei na faculdade com 4 semanas de atraso J
Lembro-me que nas minhas orações rezava sempre como canta Celina :
“ Posso tudo posso naquele que me fortalece, ....”
Coloquei tudo nas mãos de Deus,sabendo que Ele tudo pode.
Sempre rezei que seja feita a Tua Vontade o Senhor .
Um grande ajudo moral para mim foi de saber que do outro lado do oceano tenho os amigos fieis do meu grupo do oração que rezavam junto comigo,quando tantas pessoas rezam junto porque Deus não escutaria ? certo que sim !
O primeiro dia quando voltei da faculdade e quis ler o livro ,foi impossível .
Depois de 14 meses sem falar italiano – boa sorte !
Pode reconhecer as palavras mas não conseguia entender o contesto , foi muito engaçadoJ
Devagarzinho entrei no ritmo da faculdade e no inicio deste mês passei as provas :
Os sacramentos com o voto 8. 50 / 10 possíveis e a liturgia 8,80 / 10 J
Agora estou me preparando por exame da carteira do motorista.
As meses passam com uma velocidade incrível e não me rendei conto e já daqui a pouco vou pela Polônia ( 1.07 -1.08 .2008 ).
Quando escrevi que a canção – as palavras da canção da Celina tirados da bíblia ficavam por mim um grande apoio “ Posso tudo posso naquele que me fortalece ...”
Acho que sem a fé sem oração , voltarei louco ,nas situações difíceis me rendi conto que a nossa vida e tão fraca ! não precisa muito pra quebrá-la, quando penso que poderia nunca mais ver minha mãe !
O período da operação dela foi muito difícil para mim, fui totalmente impotente não podia fazer nada ! esperar ,rezar e...rezar de novo que tudo termina bem .
Sou muito agradecido a todos vocês que perguntaram cada dia como esta minha mãe ,isso foi muito importante de saber que não fico sozinho que as pessoas mesmo si longe estão comigo .
A vida segue seu rumo queridos ..... daqui a pouco vamos pelas férias J
Depois com as novas forças vamos retomar a vida e escrever nas folhas em branco que recebemos cada dia do Criador .
No ano acadêmico que vem ( outubro 2008 ) vou começar as matérias muito interessantes ....e que precisa bem estudar porque no fim do mês de janeiro vou ter as provas J mas com a graça de Deus, tudo da certo ! Basta confiar saber esperar e ..estudar !
Queridos no fim desta carta quero desejar pra cada um de vocês um bom tempo de descanso,
O tempo cheio das benções !
Como sempre ficamos unidos na oração e na eucaristia como sempre lembrando se uns dos outros .
Um abraço fraterno pra todos
Roland