sábado, 8 de novembro de 2008

hoje cedo ia na casa CN em Roma pra pegar o ultimo Cd da Toca de Assis que chegou junto com os pelegrinos que vieram pelo reconhecimento pontificio,
depois de tomar um cafezinho na casa da CN ia pela praça sao Pedro na nossa casa geral onde tive um compromisso .
agora estou ouvindo o lindinho CD .
abraçao pra todos

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Transplante de órgãos, «ato de amor», explica Papa

header_original_mod

Transplante de órgãos, «ato de amor», explica Papa

Não podem se submeter à lógica do mercado

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 7 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- O transplante de órgãos, seja em vida ou após a morte do doador, é sempre um ato de amor, assegura Bento XVI, que denunciou a tentação de submeter esta prática à lógica do mercado.

Segundo o Papa, «o ato de amor, que se expressa com o dom dos próprios órgãos vitais, é um testemunho genuíno de caridade que sabe ver muito além da morte, para que a vida sempre vença».

Sendo arcebispo de Munique, o cardeal Joseph Ratzinger se fez membro de uma organização de doação de órgãos. Anos depois, antes de chegar a ser Papa, disse que sempre levava a carteirinha consigo e que estava disposto a doar se alguém pudesse precisar dos seus órgãos.

O Santo Padre tratou do tema ao receber um grupo formado especialmente por médicos e especialistas em bioética, convocados pela Academia Pontifícia para a Vida, em colaboração com a Federação Internacional das Associações Médicas Católicas e o Centro Nacional Italiano de Transplantes.

O pontífice considerou que o beneficiado por um transplante de órgãos deve ser consciente do valor deste gesto: «Ele é destinatário de um dom que vai muito além do benefício terapêutico. Antes que um órgão, ele recebe um testemunho de amor que deve suscitar uma resposta igualmente generosa, de maneira que aumente a cultura do dom e da gratuidade».

Por este motivo, promoveu «a difusão de uma cultura da solidariedade, que se abra a todos, sem excluir ninguém».

«Uma medicina dos transplantes coerente com uma ética da doação exige o compromisso de todos por oferecer todo o esforço possível na formação e na informação para sensibilizar cada vez mais as consciências em um problema que afeta diariamente a vida de muitas pessoas.»

«Será necessário, portanto, superar preconceitos e mal-entendidos, dissipar desconfiança e medos para substituí-los por certezas e garantias, permitindo que cresça em todos uma consciência cada vez mais difundida do grande dom da vida», disse.

O corpo não está à venda

Se os transplantes são um ato de amor, então não podem converter-se em objeto de mercado, continuou advertindo Bento XVI.

«O corpo nunca poderá ser considerado como um mero objeto: do contrário se imporá a lógica do mercado», declarou, citando sua primeira encíclica, «Deus Caritas est».

«Eventuais motivos de compra e venda de órgãos, assim como a adoção de critérios discriminadores ou utilitaristas, desentoariam até tal ponto com o próprio significado da doação, que por si mesmos se colocariam fora de jogo, qualificando-se como atos moralmente ilícitos», assegurou.

Por isso, «os abusos nos transplantes e seu tráfico, que com freqüência afetam pessoas inocentes, como as crianças, têm de encontrar a rejeição unânime da comunidade científica e médica, por serem práticas inaceitáveis. Portanto, devem ser condenadas com decisão como abomináveis».

«O próprio princípio ético deve ser sublinhado quando se quer chegar à criação e destruição de embriões humanos destinados a objetivos terapêuticos. A própria idéia de considerar o embrião como «material terapêutico» contradiz os fundamentos culturais, civis e éticos sobre os que se baseia a dignidade da pessoa», declarou.

top



quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ser Canção Nova è bom de mais !!!

Queridos amigos

Hoje foi um dia abençoado, ontem durante minha oração pensei assim “ Seria bom de não ter a chuva amanha “ olhando na meteo fiquei meio assustado Roma coberta das nuvens .

Hoje quando acordei olhando pela janela não fiquei muito convencido mas pensei assim Deus providenciara !

Chegando na praça São Pedro encontrei muitas pessoas e não sabia a onde vai ficar o grupo da canção nova, de repente apareceu um padre com a camisa CN, pedi a ele a onde fica o grupo ele me mostrou e logo depois já o Fernando me chamou podia conhecer a sua mãe e a avo .

Depois da catequese do Papa Bento ( nas dias que vem vou colocar o texto da catequese do Zenit.org ) que foi muito linda interessante e profunda como sempre.

Ad um momento encontrei Laércio Oliveria e tenho uma foto com ele .

Depois da catequese íamos na Casa Geral dos Padres Salvatorianos que fica a 2 minutos a pe da praça , ai podai mostrar aos meus amigos a onde fica o generalado nosso, a capela do fundador , ele podiam ver também a ultima batina do João Paolo II que a congregação recebeu de presente .

O ponto seguinte foi a visita no tumulo do João Paolo II , as lojinhas varias uma boa pizza ! e o ponto focal a Capela Sistina ( bilhete pra entrar só 14 euros , achei um pó caro ! ) depois da visita dos museus do Vaticano e a Capela Sistina íamos pela metropolitana e acompanhei Fernando na Basílica Santa Maria Maggiore a onde o grupo celebrou a missa com Pe. Jonas Abib .

Voltei na casa pensando “ Ser canção Nova è bom de mais ....”

Um grande abraço pra todos !

Pra baixo o artigo do site canção nova

Papa saúda Canção Nova

Na tradicional Catequese desta quarta-feira (5), ao saudar os peregrinos de Língua Portuguesa, o Papa Bento XVI fez uma especial saudação à Comunidade Canção Nova que recebeu o Reconhecimeto Pontifício, em Roma, na última segunda-feira (3).

Na saudação, o Pontífice exprimiu o apreço da Igreja pelo ideal e empenho que anima a Comunidade em sua evangelização.

“Saúdo também os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente o grupo do Renovamento Carismático de Setúbal e a Comunidade Canção Nova, em festa pelo reconhecimento como Associação Internacional de Fiéis junto do Conselho Pontifício para os Leigos. Exprimo o apreço da Igreja pelo ideal e empenho que os anima de dar inspiração cristã às linguagens do nosso mundo e à leitura dos acontecimentos da história. Sobre todos invoco os dons do Espírito Santo para serem verdadeiros discípulos e missionários de Cristo Ressuscitado, fazendo jorrar a Sua vida no meio de suas famílias e comunidades, que de coração abençoo”, declarou o Santo Padre.

Do site : http://comunidade.cancaonova.com/papa-sauda-cancao-nova/



segunda-feira, 3 de novembro de 2008

uma nova etapa de maturidade eclesial

Queridos amigos

Fiquei muito emocionado quando assisti pela TVCN a missa da basílica Santa Missa, na Basílica de São João de Latrão, não deu pra participar no corpo presente mas o espírito foi presente graças a TV CN .

Muitas tarefas e leituras dos documentos que tenho que ler o preparar ,este trabalho não me permitiu de participar na basílica mas participei desde minha casa olhando de vez in quando na tela do computador a onde foi a santa Missa da Basílica transmitida em alta definição pela TV CN .

Na 4 feira vou participar na catequese do Papa bento na praça São Pedro e por isso devo preparar algumas coisas por poder participar sem medo de deixar algumas leituras não preparadas na casa .

De mais ... na 4 feira vou encontrar o Fernando e a sua família depois da catequese .

Desejo colocar no fim um artigo do site CN muito lindo , quando escutei o Cardeal falar na homilia sobre a CN como o semente de mostarda que cresceu durante tantos anos e deu muitos frutos fiquei feliz ,me emocionei .

A missa foi muito linda, bem preparada ,bem feita , alguns poderiam dizer que foi “ muito romana “ mas eu gosto assim porque a liturgia e uma expressão muito linda da celebração eucarística e cada geste tem um sentido que não podemos esquecer ...

Queridos abraço fraterno pra todos

Aprovação Pontifícia: uma nova etapa de maturidade eclesial

“Quem poderia imaginar?”, indaga o presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, Cardeal Dom Stanislaw Rylko ao comparar a Canção Nova a uma pequena semente de mostarda que, segundo ele, tornou-se uma grande árvore. Durante a celebração da Santa Missa, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, o cardeal ainda acrescenta: “Quanta estrada lhes fez o Senhor dos tempos de uma pequena cabana da primeira emissora radiofônica, que agora foi substituída por um imponente centro televisivo com sedes em vários países, por obras sociais para os mais pobres e marginalizados, escolas para as crianças…”

Dom Rylko agradeceu, em nome da Igreja, por tudo aquilo que a Canção Nova faz no serviço da sua missão e pelo entusiasmo dela na obra da evangelização. “A Igreja tem necessidade de vocês e conta com vocês”, enfatizou. No entanto, o presidente também esclareceu aos membros da comunidade, que eles não têm que considerar o ato de entrega do reconhecimento como um objetivo, ao qual a chegada dá lugar a um merecido momento de repouso; mas, ao contrário, como um novo início.

Ao fundador da comunidade, monsenhor Jonas Abib e aos missionários de sua obra, Dom Rylko lembra que, a partir de agora, abre-se, diante da missão, uma nova etapa de maturidade eclesial, pois é essa a tarefa que a Igreja lhes atribui.

Ao final da homilia, o arcebispo de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira, retomou, em português, um trecho da homilia do celebrante que julgou ser de fundamental atenção dos missionários da Canção Nova. Ele destacou o seguinte parágrafo: “Rezemos, então, junto a Deus Pai, rico de misericórdia, a fim de que o belo nome ‘Canção Nova’, canto novo, se torne, verdadeirante, uma realidade cotidiana e programa de vida de cada um e de cada uma de vocês”.

Antes de dar por encerrada a Santa Missa, a co-fundadora da Canção Nova, Luzia Santiago, fez a leitura de um discurso enviado pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, para este momento de reconhecimento da comunidade católica. Em seu discurso, o presidente agradece, de público, o convite para comparecer à celebração e enfatiza que esse importante ato da Santa Sé [reconhecimento], se por um lado atesta o trabalho do Monsenhor Jonas Abib, seus co-fundadores e tantos outros abnegados seguidores; por outro, lhes dá maior responsabilidade ao conferir caráter universal à sua ação evangelizadora. O líder político também parabenizou a obra pelos 30 anos obtidos de incansável e meritória missão.

Ovacionado pelos membros de sua comunidade e demais presentes, monsenhor Jonas agradece, emocionado, ao Cardeal Dom Stanislaw Rylko, pois, segundo ele, a Canção Nova está, agora, habilitada a dar ao mundo frutos de uma verdadeira conversão e vida nova. O fundador também envia ao Santo Padre, o Papa Bento XVI uma mensagem: “A pequena Canção Nova, grãozinho de mostarda, quer realizar a missão para que a Palavra de Deus, capaz de transformar todo homem e toda mulher, se espalhe até os confins da Terra. Se trabalhamos até agora, queremos trabalhar muito mais; se demos suor, lágrima e sangue, queremos dar muito mais, porque como o senhor [Papa] mesmo disse, ‘a Igreja precisa de vós’. Nós, com toda a simplicidade, queremos realizar a missão que nos foi confiada. Obrigado Igreja Santa, una, católica e apostólica. Obrigado Santo Padre, Bento XVI.

Da site : http://comunidade.cancaonova.com/missa-2/



Permanecei unidos no amor e na oração, pede fundador da Canção Nova



Mons. Jonas Abib participou da cerimônia do reconhecimento pontifício da comunidade


ROMA, segunda-feira, 3 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- «Permanecei unidos no amor e na oração. Que sejais uma comunidade de amor e de adoração. Queremos levar ao mundo uma Canção Nova renovada pelo Espírito Santo», pediu o fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, esta segunda-feira, em Roma.

Mons. Abib falou durante a cerimônia do reconhecimento pontifício da Canção Nova, realizada na Sala Magna do Conselho Pontifício para os Leigos.

O cardeal Stanislaw Rylko presidiu o ato por meio do qual a comunidade passou a ser reconhecida como Associação Internacional de Fiéis. Agora, a Canção Nova está a serviço da Igreja do mundo inteiro, e não apenas de uma Igreja local (arquidiocese ou diocese).

De acordo com o portal Canção Nova, a cerimônia foi marcada pela alegria, espontaneidade e muita emoção. Participaram autoridades eclesiais do Brasil e do mundo, além de membros antigos da comunidade.

Após fazer a leitura do decreto de reconhecimento, o cardeal Rilko destacou o fato da Canção Nova ser uma «família». «É uma ocorrência eclesial. Toda Igreja se alegra com este fato», disse.

O purpurado recordou sua visita à Canção Nova em 2005, ocasião em que a presença de capelas em todos os departamentos da comunidade chamou sua atenção.

«Não capelas vazias, mas sempre com pessoas, em vigília, em constante oração. Este é o ventre da evangelização. Esta posição de pessoas que contemplam. E como dizia João Paulo II, ‘a contemplação é ventre do qual nasce verdadeira evangelização’», afirmou.

Dom Rilko enfatizou que as novas realidades eclesiais «são resposta deste tempo para o desafio que a Igreja está enfrentando hoje: ‘Como anunciar o Evangelho e o Cristo ao homem moderno, pós-moderno?’».

«Hoje, as novas comunidades estão reevangelizando os velhos continentes. O Papa vos olha com particular atenção e esperança. Estou convicto de que comunidade Canção Nova não vai nos desiludir, não deixará de cumprir este papel», enfatizou.

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, afirmou que «a Canção Nova tem uma grande missão e deve abraçá-la, como veio abraçando até agora, alargando ainda mais sua fronteira missionária».

Já o bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, destacou que este momento «é uma confirmação da caminhada que a Canção Nova fez até hoje». «É uma alegria para Igreja Universal e para diocese de Lorena. Agradeço à Santa Sé por este reconhecimento», disse.

A Canção Nova é uma comunidade católica que tem como objetivo principal a evangelização através dos meios de comunicação. Nasceu em Cachoeira Paulista (São Paulo) há 30 anos e hoje difunde sua missão por meio da TV, rádio, internet, entre outros apostolados no campo da comunicação.

sábado, 1 de novembro de 2008

Programação da WebTV Canção Nova

Programação da WebTV Canção Nova
Friday, 31 de October de 2008

(Horário do Brasil)

- 02 de novembro

14h35 – Flash interativo com internauta
14h55 – 16h05 – Transmissão direto de Roma – Missa Cardeal Odilo Scherer

- 03 de novembro

07h35 – Flash internativo
8h55 – 09h05 – Transmissão Roma – Cerimônia Reconhecimento
13h35 – Flash interativo
13h55 – 15h00 – Transmissão Roma – Missa Cardeal Rilko

- 04 de novembro

06h40 – Flash internativo
07h00 – 08h00 – Transmissão Roma – Missa Cardeal Cláudio Hummes
17h40 – Flash interativo
18h00 – 19h30 – Transmissão Roma – Show

- 05 de novembro

07h10 – Flash interativo
07h30 – 09h10 – Transmissão Roma – Catequese do Papa
12h40 – Flash interativo
13h00 – 15h00 – Transmissão Roma – Missa Monsenhor Jonas Abib


da http://comunidade.cancaonova.com/programacao-da-webtv-cancao-nova/

o Grande dia esta chegando ....




Queridos amigos

Amanha vai começar um dos grandes momentos tão esperados pelos muitos no Brasil e no mundo inteiro, pelos aqueles que conhecem a Comunidade Canção Nova que existe da 30 anos no Brasil e nos vários países da Europa ( Portugal, França , Itália .... ) , pessoalmente nunca visitei a C N na Cachoeira Paolista ,mas quem sabe ... se Deus quiser a próxima vez quando vou chegar pelo Brasil ... mas já teve a oportunidade de visitar a casa em Roma .

Amanha muitas pessoas do Brasil ( mais o menos 1300 ) vão chegar pelo Reconhecimento Pontifício da CN . E um momento importante , segundo o direito canônico quando o Papa reconhece uma comunidade que existia antes so como a comunidade na diocese ,isso quer dizer que o conteúdo ,o trabalho desta comunidade, a missão è conforme com o ensino da Igreja Católica Romana .

Existem muitas comunidades que ficam muitos anos na espera deste reconhecimento e um feito muito importante .,como um carimbo que o Pontífice coloca nos documentos que è um testemunho da autenticidade do ensino, segundo a doutrina da Igreja Católica Romana .

Sou muito feliz que Deus colocou na minha vida o ano passado os amigos ligados com a RCC e com a Canção Nova e que nossa amizade permanece até hoje.

Amanha vou , se Deus quiser , encontrar um deles o Fernandinho ( veja seu Blog do lado direito )

Deixo pra vocês o programa das festividades , não sei se vou poder participar nos todos os eventos ( por causa das aulas na universidade ) se não, sempre posso assistir pelo internet na televisão CN !

Abraço Fraterno pra todos :

Roma 1.11.2008