sexta-feira, 10 de abril de 2009

obrigado ....


Prezados amigos

Agora voltei na casa depois da veneração da Santa Cruz na nossa igreja , abri o meu email e vejo que tenho muitos recados ...

Fiquei muito feliz que Deus mi deu muitos amigos que mesmo longe de mim se lembram de mim

Muito obrigado

g

quarta-feira, 8 de abril de 2009

meditando sobre a cruz ...



Cheguei depois da via sagrada que foi feita no bairro nosso e gostaria partilhar com vocês algumas minhas reflexões sobre a cruz ...

A cruz ....

No antigo testamento encontramos a “figura da cruz” na sarça ardente que fica cheio do fogo, do fogo da presença de Deus , e também na figueira por baixo dela fica o adubo e graças a este adubo a figueira pode produzir a fruta .... a sarça ardente e a figueira representam as figuras da cruz .... a cruz de Jesus , a cruz da morte è uma arvore morta sem folhas, sem frutos .

Uma arvore muito seca a por dentro dela não devia ser a vida, è um pedaço de madeira sem vida ...

Não è possível que este pedaço de madeira poderia dar a vida, como a sarça ardente mesmo sem vida , seca, a cruz è cheia do fogo , do fogo do amor de Deus, o fogo da presença de Deus .

A cruz poderia ser comparada com a figueira , por baixo daquela figueira fica o adubo , e por baixo da cruz fica o adubo dos nossos pecados.

Mesmo a presença dos pecados no mondo , Deus conseguiu transformá-los em flores, em frutos através o perdão dos nossos pecados.

Jesus morreu na cruz a onde ficou muito adubo composto dos pecados e neste mesmo lugar podemos ver o fogo da misericórdia divina. Deus sabe amar o maior pecador, mas no mesmo tempo mesmo um pequeno pecado afasta nos de Deus. Jesus morreu na cruz , a cruz mesma e pelos cristãos è o lugar da penitencia , o sinal do perdão , a cruz não somente mostra pra nos o amor de Deus mas também mostra a vida dos homens , a vida destruída pelo pecado. Através a cruz podemos ver o maior amor de Deus pelos homens e também podemos ver como o ser humano è corrompido. Destruído pelo pecado . Da pra ver o fogo de amor divino que não se afaste de ninguém , mesmo da uma alma corrompida, destruída pelo pecado , pelo mal, e podemos ver o homem quem ergueu a Mao contra Deus .

Ele com as suas mãos colocou o com os pregos na cruz . o homem tentou de destruir Deus colocando- o na cruz, e através esta cruz Deus mostra seu amor por nos, mostrando suas mãos cheias de sangue , de sangue redentor .

Na Bíblia podemos ver quando o Pedro que falou aos hebreus, 50 dias depois dizendo vocês colocavam na cruz o homem quem foi eleito segundo a vontade de Deus, vocês matavam-no!

Alguns dos hebreus sentiam o sentimento de culpa ouvindo as palavras do Pedro , neste lugar ficava mais o menos 3.000 homens no mente deles chegou a idéia que eles matavam um homem quem foi sem culpa, sem pecado .... os olhos deles ficavam abertos graças a revelação do Pedro e muitos deles convertiam se neste momento .

Deus fala assim . 700 anos antes da paixão , eu ti gravei nas minhas mãos ... nunca esquecerei de ti ... podemos ler no Isaías, com que coisa pode se gravar algo no corpo ? Com um prego ...? isto foi a profecia , Deus sabia que o homem vai traí-lo, e mesmo sabendo isto ele concordou .... esperou o momento quando a profecia vai ficar comprida. Ele sabendo tudo isto não deixou de amar os homens, e como uma pessoa que vai se casar sabendo que o futuro esposo vai traí-la e sabendo isto casou por amor que teve por outro. Incrível !

Quando os hebreus ouviram o que dizia o Pedro eles não sabiam o que fazer, Pedro sugeriu a penitencia como a mudança do comportamento deles. A mudança do coração deles.

No baixo da cruz todos somos iguais, não tem diferencia nenhuma, ninguém pode pensar eu mais pequeno pecador que o outro ... todos somos iguais . a cruz faz de nos todos iguais, todos dum jeito somos culpáveis da sua morte, da morte de Jesus ... a cruz nos fala : o homem olha pra ti , quem è você, você graças os pecados matou o Deus e dum jeito esta matando o cada vez quando você pecar. Nesta mesma cruz fuça o Cristo quem amou o mundo ate o fim , quem sabe perdoar... na epistola aos gálatas são Paolo fala assim :

Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro (Dt 21,23).

Boa semana santa pra todos !

domingo, 5 de abril de 2009

o jumentinho

A semana passada mandei este texto aos meus amigos e algum mi sugeriu de colocar isto no blog .


Queridos amigos,
Alguns dias atrás , a minha bíblia abriu se numa pagina e quando comecei ler o trecho que ficou por ai cheguei nas conclusões seguintes que gostaria partilhar com vocês .
Não è uma grande exegese bíblica mas uma pequena minha reflexão
Ainda poucos dias e vamos festejar a Páscoa , o dia da resureiçao de nosso senhor Jesus .
Nestes dias lembramos a paixão do Jesus , lembramos todas as coisas que ele fez para nos , para nossa salvação , lembramos nos do grande dom da salvação que Deus nos deu na pessoa de Jesus , ainda nos, não somos capazes de ver o tamanho deste dom de Deus; mas podemos desde já participar nele através dos sacramentos, a eucaristia . Podemos ver como Deus esta agindo na vida do cada um de nos graças a sua Palavra que ouvimos, que meditamos que rezamos cada dia.
Ele cura cada um de nos de nossas enfermidades internas, das varias doenças ,agindo na nossa vida .
As vezes a nossa vida e semelhante da vida de uma pessoa quem viveu num barracão, num lugar sem nada, sem nenhuma comodidade e um dia algum ofereceu a nos uma casa muito bonita cheia das coisas lindas . A pessoa recebeu um convite pra morar nesta casa, mas a casa foi muito grande, e a pessoa não foi acostumada de viver neste luxo , teve medo ,não sabia o que fazer .
No domingo dos ramos vamos ouvir o evangelho que fala de Jesus que entra na cidade do Jerusalém por cima dum jumentinho .
Jesus mandou dois discípulos numa aldeia pra buscar o jumentinho , a aldeia muito pobre a onde as condições da vida dos homens foram parecidos nas condições dos animais . O nome mesmo Bethania em hebraico quer dizer a casa dos pobres , ele manda dois de seus discípulos pra buscar o jumentinho . O jumentinho foi selvagem , ninguém antes deste dia não usou ele pra viajar não montou por cima dele.
Cada um de nos, e como este jumentinho selvagem , o nosso mundo e como esta aldeia pobre que antigamente foi um monde muito lindo ,mas nos humanos com nossos pecados devastamos este mundo e ele fica de conseqüência uma aldeia pobre. O nosso mundo destruído pelo pecado volta como uma aldeia mundial destruída por nos mesmos. Ele manda dois de seus discípulos pra buscar o jumentinho ....
Quando olhamos a missão de Jesus e dos discípulos podemos ver que cada vez Jesus manda os discípulos pra curar, pra proclamar a boa nova , e esta vez ele manda os dois pra soltar um jumento.. . Soltar um jumento não è uma ação muito difícil , não è ? Podemos imaginar que o Papa Bento manda dois cardeais pra soltar um jumentinho , è a mesma coisa . Esta missão foi muito interessante , sem falar que os discípulos foram já acostumados das varias missões mas esta vez acho que eles não sabiam o que pensar desta situação , mas acreditavam nas palavras do mestre eles iam pra soltar o jumentinho .
Este jumentinho foi amarado na frente duma casa, amarado numa manjedoura a onde foi a comida boa e gostosa ...
Como este jumento foi amarado e devia comer o que estava por ai ,também nos homens ( e mulheres ! ) somos amarados numa manjedoura a onde comemos as coisas que parecem gostosas, o pecado . Ele pobrezinho não podia afastar se desta comida porque foi amarado, e nos também as vezes não podemos ficar longe dos pecados que parecem tão bonitinhos tão gostosos ; ele comeu ,comeu, comeu depois descansou um pouquinho ... comeu de novo porque gostou muito das coisas que foram apresentadas de frente dos seus olhos .
O ser humano também gosta das coisas boas, as vezes o pecado parece lindinho, atraente , interessante e nos também comemos desta manjedoura mas não podemos parar porque ficamos amarados , ligados .... de vez in quando vem o momento da reflexão mas ficando amarados precisa comer a comida que fica na frente ...
A comida que o jumento comeu no estomago dele foi transferida e saiu depois .... a sujeira, nos também no inicio ficamos contentes dos pecadinhos mas eles transformam o nosso interior numa sujeira que vai sair logo o depois ...
Podemos olhar com os olhos da nossa imaginação o jumento que come , depois par atrás dele saia a sujeira, mas ele è amarado não pode mudar do lugar e o que acontece ... ele come transforma e a sujeira esta saindo par atrás dele até a sua barriga e se não fosse os discípulos que o saltam , ele poderia ficar abafado pela sujeira que produziu ..
A mesma situação acontece com cada ser humano, ele aproveita dos pecados ele gosta ele come a vontade até o momento que ele corre um risco que vai ficar abafado pela própria sujeira se ninguém vem pra liberar , saltá-lo .
Jesus manda dois discípulos pra saltar um jumento , è um trabalho muito duro , porque ele gosta desta comida e como sabemos todos um jumento não gosta fazer sempre as coisas que ele não quer fazer , os dois estão pegando o jumento mas ele não quer , ele olha par atrás , olha na direção desta comidinha tão gostosa que ele comeu muitos dias ...
Nos também as vezes ficamos amarados nos pecados que não da pra ver que eles estão destruindo a nossa vida, nos gostamos deles como um burrinho gosta da sua comidinha .... Jesus quer nos ajudar , ele veja a situação naquele ficamos e ele quer nos libertar .
Olhando o texto vejamos que o jumento ficou na frente duma porta, quer dizer que foi isolado .
Não teve nenhuma vida social , ficou sozinho , deixado pelos outros, ninguém quês ficar junto com ele . O pecado faz que o ser humano fica como este jumento, fora da casa , fica do outro lado da porta da casa do Pai . Quando olhamos o trecho podemos ler que as pessoas perguntavam “ o que estas fazendo ? “ por que soltais o jumentinho ?
Tem muitas pessoas que perguntam no mundo de hoje, porque não deixar pecar aos quem gostam ?
O que e muito importante neste trecho , como o jumento devia deixar Betânia a aldeia muito pobre e chegar ate a Jerusalém , nos também muitas vezes devemos deixar a nossa aldeia pobre esquecida cheia dos pecados pra chegar no Jerusalém . Podemos imaginar como o jumento ficou contente quando podia ver a grande cidade , quando ele viu que graças aos discípulos ele recebeu a oportunidade de mudar “ 0 endereço “ pra ter o futuro melhor.
Nos também muitas vezes precisamos os discípulos que nos ajudar a deixar as coisas que gostamos e que não são sempre muitos limpas .... precisamos dos discípulos que nos saltam e direcionam na boa estrada pra chegar também um dia no Jerusalém dos céu .
Gostou ?
Desejo pra vocês uma boa semana , cheia das benções .
Queridos amigos a Paz de Jesus pra todos !
Um abraço carinhoso
Roland

Os desculpe meu nível do português, quando se trata do português sou ainda como um burrinho .... e devo aprender ainda muito . J


.

quinta-feira, 2 de abril de 2009