terça-feira, 31 de março de 2009

pensando ... meditando...rezando ...

Durante tudo o ano quando rezo, do lado da minha bíblia fica sempre um pedaço da carta pra pegar as anotações, as idéias que vem .

Pelo tríduo santo deste ano decidi de juntar alguns dos meus anotações e atualizar o blog vamos ver o que este trabalho vai dar ...

A quinta fira santa è o dia da instituição da eucaristia .... mas olhando o teste bíblico do João podemos ver um elemento muito significativo – a lavada dos pés .

Antes de partilhar com vocês alguns reflexões gostaria voltar no meu passado ...

Como alguns de vocês já sabem, passei 8 anos na comunidade na França junto com as pessoas portadores da doença mental.

Na nossa comunidade existia uma tradição, que durante o jantar da 5 feira santa no momento da sobremesa todas as pessoas deixavam a mesa e todos íamos juntos no salão a onde foi celebrada a lavada dos pés ..... como fez Jesus com seus discípulos.

Todos ficavam sentados num cerco e após a leitura do trecho do João 13.1-15 foi celebrada a lavada dos pés, um assistente lavou os pés a uma pessoa e depois a pessoa a quem foram lavadas os pés lavou de seguinte a seu visinho ....

Alguns destes celebrações muito fortes ficam gravadas na minha memória e voltam cada vez quando chegamos na páscoa.

Quando pensamos na lavada dos pés , no primeiro momento ficamos com um sentimento de surpresa..... cada um de nos pode imaginar como os apóstolos ficavam surpreendidos quando durante a ceia Jesus levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Chegou a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse: Senhor, queres lavar-me os pés!... jamais !

Olhando a reação do Pedro podemos perguntar: porque ? Ele, o discípulo de Jesus pra quem Jesus foi como um re não aceita que o mesmo re fica no seus pés .... pensei as vezes se eu fiquei no lugar do Pedro qual e podia ser a minha reação? Isto è um geste que fica ligado com os servos , com as pessoas quem são pra servir um geste muito difícil quase incompreensível para nos as pessoas quem vivem no século XXI.

Jesus quer manifestar se no pobre, Pedro falou não você não vai lavar meus pés ..... por este geste Jesus quer mostrar quem è Deus .

Temos na nossa mentalidade uma visão de Deus Poderoso, grande, que castiga, Deus quem fala não fazer isto o aquilo Deus castigador que esta esperando quando o homem vai cometer um pecado pra castigá-lo.

Jesus mostra um Deus que fica nos pés do homem , um Deus humilde. Jesus que fica nos pés do Pedro è a revelação do verbo quem voltou o homem no seio da Virgem Maria. Nos braços de mamai dele, o Jesus que falou a sua mãe : preciso de ti, preciso de teu amor , Jesus também foi pequeno e como cada criança Ele também precisava sentir o amor.

Se podemos entender a pergunta do Pedro , como è difícil entender as palavras de Jesus : Se eu não tos lavar, não terás parte comigo, nenhuma partilha, mesmo amizade , não sejas mais meu discípulo.

Mas deus fala eu preciso de ti, preciso de ti pra anunciar a boa nova, Jesus precisa de nos .

Pedro è muito bom, mas não esta ainda em comunhão com Jesus , como nos homens temos muitas figuras de Jesus gravadas na nossa mente mas as vezes não temos esta comunhão com ele .

Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.

Como è difícil tudo isto, o que ele quer dizer pra nos, ele nos fala que chegou para servir e não para ficar servido . E um geste de confiança, ache que cada um de nos deve fazer assim.

Anunciar a boa nova não è somente de dizer Jesus ti ama meu irmão , mas eu ti amo em nome de Jesus . Ele comeu na mesma mesa com os pecadores , a comunhão e não somente a generosidade. Entrar em relação com outro , Jesus fiz isto.

Com este gesto Jesus mostra que a autoridade não deve servir ao poder, mas o poder deve servir aos outros. Ajudar aos outros que eles descobrem que deus lhes ama , que eles são precioso pra ele . Mostrar a uma pessoa a verdadeira figura que fica escondida por dentro dela, quando vivia na comunidade junto com as pessoas doentes isto foi muito importante , fazer tudo porque a pessoa mesma começa acreditar que por dentro dela tem os valores, que ela mesma pode oferecer algo ao mundo que fica parado só no aspecto exterior.

Mas não precisa ficar portador de uma doença mental, tudo isto e também pra mim , pra você pra cada um de nos, olhar por dentro de nos e ver quem sou eu na verdade . pra fechar o argumento outra vez olhando o teste observei que são João fala do lava pés no momento a onde aos outros evangelistas falam da instituição da eucaristia como se a lava pés fosse um prolongamento da eucaristia .

Queridos tudo isto não e nenhuma grande exegese bíblica somente as minhas idéias quando estou meditando o texto bíblico .



Nenhum comentário: