domingo, 21 de setembro de 2008

muitos são chamados, mas poucos escolhidos

Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. 2 E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. 3 E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça, 4 E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. 5 Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. 6 E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? 7 Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo. 8 E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros. 9 E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um. 10 Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um. 11 E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, 12 Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. 13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? 14 Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. 15 Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? 16 Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Os projetos de Deus nos ultrapassam sempre. Na leitura de hoje do profeta Isaías podemos ler “os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR”. O espírito do homem è pequeno, fraco, pode errar. Cada homem deve ficar consciente que Deus tem os projetos para cada um de nos e não ao contrario, esperar que Deus vai se ajustar nos projetos do homem.

Esta verdade fica bem claro no Evangelho do hoje que presenta para nos o reinado dos céus e Deus como o mestre que vai dar o emprego pelos homem que precisam .

So os primeiros são empregados com um contrato certo, outros sabiam que eles vao receber o que è justo : Quando a noite chegar o Mestre paga começando pelos últimos quem recebem um dinheiro do mesmo jeito que os homens que começavam trabalhar muito cedo. Como podemos ler os últimos não ficam contentes porque recebiam o mesmo dinheiro que os homens que trabalhavam so uma hora. Se olhamos o teste de mais perto não podemos falar da injustiça, porque o mestre quando assalariou os primeiros nas horas do cedo concordou com eles o salário de um dinheiro por dia .

Não se pode tratar da injustiça mas da generosidade do mestre com os homens da ultima hora.

Falando dos projetos de deus não podemos nunca esquecer o amor dele para os homens, o amos que ultrapassa tudo, todos erros e pecados que o homem pode fazer ,Deus na sua infinita bondade e misericórdia perdoa tudo , porque ama . quem ama na verdade sabe perdoar. Ele nos ama e quando nos ficamos na frente dele pedindo o perdão ele perdoa sempre. Meditando o trecho do evangelho do hoje pensei porque se fala de um dinheiro e não de dois o cinco ?

Buscando no dicionário teológico achei uma resposta muito interessante, se fala de um dinheiro porque na época um dinheiro foi um salário mínimo pra sustentar a família. Quando o mestre distribuiu um dinheiro pra cada um mostrou que ele fica preocupado mais pelos últimos porque eles trabalhavam só uma hora e como ficava preocupado, sustentar a família neste casão com 1/8 dum dinheiro?

Olhando no fundo dela palavra de hoje podemos observar também a questão da salvação que Deus quer oferecer a cada homem. Todos os projetos de Deus para nos tem um comum – a salvação dos homens. Deus manifesta-o para nos através o amor sem fim e sem condições , somos capazes de mostrar a Deus o mesmo amor ?

Deus não trabalha na contabilidade e não vai dizer que uma pessoa tem mais de direitos para a salvação porque fez isso o aquilo, não ! com Deus não podemos dizer “ Meu Deus daí –me isso e eu faço isso em troca” Ele deu para nos a sua vida, toda ! Isso resulta da natureza de Deus Ele deu a sua vida porque ele nunca faz as coisas a 50 % , e nos os homens quantas vezes vamos fazer as coisas so a 50 % o 30% ....?

Um dia encontrei um confrade que me falou assim depois da missa do sábado ( a missa dominical ) não vou mais rezar a completa não precisa .... , rezar durante o dia de descanso ...porque ....não precisa, não ! e Deus que deu a sua vida por ti meu amigo ,ele não pensou se vai fazer isso a 100% o 50 % ele deu a vida a 100%. Podemos ver o mesmo comportamento para conosco , a paciência interminável de deus para conosco, quantas vezes ele nos perdoa ? E quantas vezes nos pecamos de novo os mesmos pecados ? A paciência interminável porque ele nos ama ,quem ama fica paciente .

Um rapaz que ama uma moça vai ficar esperando sem falar nada mesmo 45 minutos , porque ele ama, não vai gritar , não ! vai esperar o tempo oportuno que a moça precisa antes de chegar pelo encontro com ele. Deus espera mesmo o ultimo segundo da nossa vida quando nos pedimos perdão para ele nos perdoar . Ele não quer que nos ficamos como o publico observando sem fazer algo , não ! Ele quer nos ver em atividade que nos fazemos alguma coisa, rezamos, ajudamos aos que precisam etc ... que não somos os católicos inativos os colaboradores e colaboradoras da sua obra . ele quer ver os homens como os colaboradores os trabalhadores na vinha dele , como se presenteou o novo papa Josef Ratzinger quando foi eleito “ sou um humilde servo na vinha do Senhor .... “.

Para construir o reinado dos céus não precisa nem chegar pela prima nem pela ultima hora , precisa tomar consciência do hoje, do momento a onde sou, a onde vivo !

Perguntar se mesmo o que posso fazer ? Eu na minha paróquia na minha cidade ,a onde vivo . as vezes e difícil de ver as coisas que ficam tão perto de nos, e nos falamos que não podemos fazer nada porque não tem a oportunidade que se apresenta .mas isso não è a verdade ,precisa só olhar a onde fica um irmão que precisa de mim.

Não se trata só de pagar o mandar o dinheiro mas de prestar atenção olhando as pessoas ao redor de nos na família, na casa, na escola ... não precisa buscar forçando a barra o que Deus quer de mim ,precisa o silencio interior e escutar a palavras dele, olhar as coisas que acontecem e buscar de compreender o que ele quer de mim.



Nenhum comentário: