quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dezembro 2010


Queridos amigos

Estou escrevendo pra vocês, pra desejar pra cada um de vocês um Feliz Natal cheio das benções de Deus .

O ano 2010 não foi muito fácil pra mim, mas graças a Deus esta acabando .

Como vocês se lembram em particular por causa das problemas de saúde de minha mãe e o falecimento de meu pai.

Estou esperando o dia 18 de dezembro pra fazer alguns dias de férias na casa na Polônia.

O dia 27. 12 .2010 vou começar o retiro inaciano em preparação pela profissão perpetua , que vai acontecer no mês de fevereiro 2011.

Estou no ultimo ano da teologia, estou escrevendo minha tese final sobre “ A espiritualidade das pessoas com doença mental “.

Pra fechar falta só um capítulo.

Quero pedir desculpas se este ano não escrevi muito mas foi um ano meio difícil e por isso não teve muita vontade ,nem tempo pra escrever mais .

A pesar disso vocês são sempre presentes nas minhas orações .

Um abraço fraterno pra casa um de vocês !

Feliz Natal pra cada um de vocês !!!

Feliz ano Novo !

terça-feira, 13 de julho de 2010

noticias da Polonia






Mais uma vez estou cantando na minha alma “Posso Tudo posso naquele que me fortalece...”
Desde minha chegada na Itália há 2 anos , na minha vida aconteceram varias situações , muitas alegres, mas também muitas situações muito estressantes , que foram a causa dos meus cabelos brancos que aparecem de mais cada dia .
Um dia li uma frase muito linda que ficou gravada na minha memória “ Deus deixa pra nos somente aquele cruz que nos podemos carregar ....”
Alguns de vocês sabem como o ano passado foi difícil pra mim, na comunidade, na família ..
Pra fechar o ano da faculdade aconteceu a morte do meu pai .
No idioma latim existe uma frase que diz : dos defuntos falar bem o nada ...
Mas como falar bem ? E uma questão muito importante pra mim, hoje não consigo ...
Difícil , muito difícil de falar bem sobre uma pessoa que causou muitos problemas ....

Não sei como sara meu futuro ..... nossa comunidade em Roma por causa das brigas deveu deixar a paróquia , uma grande muito linda paróquia .... e uma historia muito triste , por causa do individualismo puxado de algumas pessoas não foi possível de continuar assim .
Estou vivendo a situação sem saber a onde vou exercitar meu ministério do padre depois a ordenação ,
na Itália sobrou só uma pequena paróquia a onde já são 6 padres e não precisa de mais ....
Não sei ....
Minha mãe esta tentando de viver o sobreviver com um coração muito fraco sem nenhuma possibilidade de passar a cirurgia , ela esta esperando o marca-passo, provavelmente no mês de novembro deste ano .
Queridos gostaria agradecer a cada um de vocês , por cada email , mensagem nos últimos tempos que foram muito difícil pra mim .
Que Deus abençoe cada um de vocês .
um grande abraço

Polônia, 13. 07 .2010

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

recebi pelo email

Retiros religiosos atraem milhares no carnaval

A comunidade católica Canção Nova, no Vale do Paraíba (SP) deve receber 60 mil pessoas nos quatro dias de folia



A cada ano, aumenta o número de pessoas que optam por retiros espirituais oferecidos durante o Carnaval. Este ano, a comunidade católica Canção Nova, sediada no Vale do Paraíba (SP), espera receber 60 mil pessoas, entre 12 e 16 de fevereiro, para seu tradicional Acampamento de Carnaval. São 20 mil a mais do que no ano passado. Para se ter uma ideia do que este número representa, 30 mil pessoas é a capacidade máxima do Anhembi, em São Paulo, para assistir aos desfiles de escola de samba, mas no ano passado, quando atingiu sua meta histórica, 22 mil compareceram ao sambódromo.

O que motiva milhares de pessoas a abrir mão da folia do rei mitológico Momo, sinônimo de comilança, bagunça e festanças, para se recolher a um momento de reflexão espiritual e pessoal?

Para o padre Sóstenes Vieira, da comunidade católica Canção Nova, a resposta está na necessidade de o homem sentir-se ligado a algo mais sublime que dê um sentido maior à sua vida. “O Carnaval é uma festa santificada pela graça de Cristo dentro da Igreja. Encaramos como um tempo de purificação e preparação para a Quaresma”, analisa.

O acampamento da Canção Nova vem a cada ano recebendo cada vez mais pessoas, mas dessa vez, em sua 14ª edição, o crescimento deve ser ainda mais expressivo, pois deve contar com a participação de parte do público que freqüentava São Luiz do Paraitinga, cidade vizinha famosa por seu carnaval de rua, assolada pelas enchentes provocadas pelas chuvas dos meses de dezembro e janeiro.

Folia na Canção Nova

Com o tema “Alegrai-vos sempre no Senhor”, retirado da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 4,4), a programação reune conteudo religioso como pregações, orações, testemunhos, adoração ao Santíssimo Sacramento, atividades festivas como o Carnaval Kids para crianças e um Luau para os jovens. O ponto alto da animação ficará a cargo dos 10 shows e bandas consagradas no meio católico.



Serviço:

Acampamento de Carnaval na Canção Nova

Dias: 12 a 16 de fevereiro
Entrada: Gratuita

Local: Sede da Comunidade Canção Nova

Endereço: Rua João Paulo II, s/n – Cachoeira Paulista – Vale do Paraíba (SP)

Shows: Dunga, Diácono Nelsinho Corrêa, Jake (Axé), Banda Dominus, DDD, Exalta Cristo, Cosme, Antônio Alves, Alto Louvor e Eros Biondini.

A programação completa no site: www.cancaonova.com/eventos

Mais informações:
Assessoria de imprensa da Comunidade Canção Nova
Ex-Libris Comunicação Integrada (11) 3266-6088
Célia Moreno celiabmoreno@libris.com.br ramal 208 / (11) 8932-8880
Fernanda Mira fernanda@libris.com.br ramal 209 / (11) 8229-2660

11 retiro em conchas vai começar logo !



Queridos meus amigos

Hoje terminei a oitava prova na faculdade , ate hoje tenho a media dos votos 9.50/10 !

Estou muito cansado , cansado mentalmente . meu cérebro não liga mais !!!!!

A prova de amanha vou passar daqui a um mês, tenho que falar com meu professor .

O tempo fica chato em Roma, esta chovendo muito , hoje caiu a neve !

Quando o tempo muda, eu sinto um dor de cabeça muito forte causado pela pressão do sangue que fica mais alta do normal .

Impossível de estudar nestas condições ,a cabeça fica pesada de mais ... não è a cabeça chata mas quase kkkk

De mais , na segunda feira o dia 15.02 minha mãe vai fazer uma cirurgia no coração , e uma intervenção muito difícil porque o coração dela já fica fraco .

Tudo isto , as provas mais a situação na minha família provocam o estresse grande por mim .

Graças a Deus neste mundo temos também as coisas boas .... por exemplo hoje vai começar o 11 retiro do carnaval !

So Deus sabe como gostaria ficar hoje em Conchas , participar nas palestras , nas preparações, ficar junto com as pessoas tão queridas por mim.

Mas cada coisa no seu tempo, se Deus quiser um dia vou participar.

Na segunda feira vou começar o novo semestre na faculdade , tenho so 24 horas de férias .... o que vou fazer com tudo este tempo ????

Não sei !

Um abraço carinhoso pra todos !

Ate mais !

domingo, 7 de fevereiro de 2010

a segunda renovaçao da profissao religiosa



hoje foi um dia especial, a renovaçao da minha profissao religiosa .
um dia muito marcante na vida de cada um dos religiosos.
o ano que vem vou fazer a profissao perpetua e se Deus quiser o diaconato .
fiquei muito feliz e emocionado porque o Padre Superior Geral da congregaçao chegou pelos votos , agora nos somos um vicariato e estou fazendo os votos nas maos do padre Geral .

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Joao Paolo II

O verdadeiro João Paulo II, explicado pelo postulador de sua causa
Livro apresentado à imprensa em Roma
Por Anita S. Bourdin

ROMA, quarta-feira, 27 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- João Paulo II é o mesmo em público e em privado: “transparente, sincero, íntegro”.

Foi assim que o postulador da causa de beatificação, monsenhor Slawomir Oder, qualificou João Paulo II, também como conclusão dos 114 depoimentos ouvidos para a instrução da causa.

O livro publicado em italiano pela editora Rizzoli – “Perché è santo. Il vero Giovanni Paolo II raccontato dal postulatore della causa di beatificazione” – foi apresentado ontem em Roma por monsenhor Slawomir Oder, postulador, e pelo autor, Saverio Gaeta, com uma intervenção especial do prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal José Saraiva Martins.

Mas neste momento, em que ponto se encontra a causa?

No último dia 19 de dezembro, Bento XVI assinou o decreto da Congregação que reconhece as virtudes heroicas humanas e cristãs do Papa Wojtyla, que permite ostentar o título de “venerável”.

As diversas comissões (de médicos, teólogos), explica monsenhor Oder, estão examinando a cura extraordinária ocorrida na França – em Aix en Provence, por intercessão de João Paulo II – da Irmã Marie Simon Pierre.

Trata-se de uma religiosa das Maternidades Católicas que sofria da Doença de Parkinson, cujos sintomas desapareceram.

Se este “suposto milagre” for reconhecido pela Congregação para as Causas dos Santos, o Papa Bento XVI poderia decidir a beatificação.

Monsenhor Oder, por sua vez, destacou que a cura “francesa” foi escolhida para ser apresentada ao exame da Congregação romana, entre outras razões, pelo fato da “simplicidade”, da ausência total de montagem da pessoa curada, na carta escrita pela superiora à postulação.

Nesta carta, não havia “nada inútil”, enquanto em outros casos se destaca primeiro a “santidade” da pessoa curada.

Também pelo fato de que a religiosa sofria a mesma doença do Papa João Paulo II; e, finalmente, porque sua cura lhe permitirá voltar à sua atividade ao serviço da vida nascente, uma causa que João Paulo II tinha no coração.


Documentos inéditos

O que o livro traz como novidade são os documentos inéditos procedentes destes 114 testemunhos.

Trata-se de documentos dos serviços secretos poloneses, a menção dos serviços secretos italianos, a carta de demissão no caso de incapacidade por causa da enfermidade (em italiano), a carta aberta a Ali Agca nunca publicada (em polonês) e os testemunhos sobre sua vida mística.

Os serviços secretos poloneses espionaram o sacerdote Karol Wojtyla, depois o bispo, em seus compromissos públicos e sua vida privada, foi assim desde maior de 1946 (inclusive antes de sua ordenação a 1 de novembro de 1946).

Após sua nomeação como auxiliar da Cracóvia, a vigilância se fez mais estrita. E nos anos sessenta, dedicou-se toda uma estrutura a sua vigilância.

Depois de sua eleição, em 1978, o arquivo que o comunicava a Varsóvia encheu-se com 18 caixas de documentos.

Mas os serviços eram muito otimistas: diziam que a visão “ampla” de Roma faria o Papa descobrir “os grandes limites do capitalismo”, de modo que se daria conta dos “valores do comunismo”.

Foi seu chofer Jozef Mucha quem informou o arcebispo Wojtyla da morte de João Paulo I, que lhe causou uma emoção intensa.

Ele rogou longamente: “que o Senhor nos quer dizer com isso?”, disse aos membros de seu secretariado.

Antes de tomar o avião a Roma, seu chofer lhe desejou que voltasse logo. “Não sei”, respondeu, “em um tom sério, com um ar de tristeza”.

Quando foi nomeado auxiliar de Cracóvia, cerca de vinte anos antes, seu bispo, Dom Eugeniusz Baziak, o tomou pelo braço e conduziu a alguns sacerdotes presentes na sala de espera, dizendo: “Habemus Papam”...

Um testemunho afirma que os serviços secretos italianos tinham advertido o Vaticano, antes do atentado de 1981, que as “Brigadas Vermelhas” planejavam um “sequestro” do Papa.

Isso poderia explicar a frase inacabada pronunciada por João Paulo II na ambulância e comunicada pela cardeal Dziwisz: “Como para Bachelet...”: uma vítima deste grupo terrorista italiano de extrema esquerda. Suas operações (atentados e assassinatos) causaram 415 mortes entre os anos 1969 e 1988.

O perdão, dom de Deus

Outro documento interessante, com data de 11 de setembro de 1981, e que não tinha sido publicado, talvez porque o processo ainda estivesse em curso, é a “Carta aberta a Ali Agca”, sugeriu monsenhor Oder.

A 27 de dezembro de 1983, o Papa teve um longo encontro com seu agressor no cárcere em Rebibbia.

Ele destacou depois que tinha querido reiterar-lhe o perdão que já lhe havia dado “imediatamente”.

Mas, comenta Dom Oder, o Papa quis insistir no fato de que este perdão, outorgado desde a ambulância, a 13 de maio de 1981, não era só um passo “afetivo”, “emotivo”, do momento, mas um “dom de Deus” que formava parte de seu ministério como Papa.

Ele preparou esta carta para a catequese de 21 de outubro de 1981. O texto foi encontrado com um grande “X” traçado sobre ele.

Outro documento é um texto em italiano, com os acentos tônicos marcados à mão, como se fosse um texto destinado a ser pronunciado.

O cardeal Saraiva Martins, que ainda não era membro do colégio cardinalício, não pôde dizer se foi efetivamente pronunciado ante o colégio de cardeais ou não.

O Papa dizia, essencialmente, que pensava no “que devia fazer o Papa aos 75 anos”, idade canônica de renúncia do cargo para os bispos desde Paulo VI.

No entanto, baseou-se no exemplo de Paulo VI para decidir não “renunciar ao mandato apostólico a não ser que existisse uma enfermidade incurável ou uma incapacidade que fizesse impossível o exercício das funções do Sucessor de Pedro”.

O texto de Paulo VI é de 2 de fevereiro de 1965. Um primeiro texto de João Paulo II está datado de 2 de fevereiro – a mesma data – de 1989, e outro, em 1994.

Ele acreditou em 1992 que seu tumor no intestino não era maligno; não foi o caso. Depois vieram as quedas e a fratura do ombro direito (1993), a dor nas costas e a fratura no fêmur direito (1994).

A via mística

O livro também fala de “mortificações corporais” e de vários aspectos de sua vida mística e de sua vida de oração.

O cardeal Saraiva confiou ter-se sentido surpreendido pela profundidade de seu recolhimento quando ele convidava alguém para comer e a visita começava com uma oração silenciosa na capela privada.

“Estava como que absorvido por Deus. Era um homem de Deus e sua oração intensa era uma verdadeira evangelização”.

O cardeal Saraiva também destacou sua profunda devoção a Maria e citou a “alegria”, a “felicidade” que João Paulo II manifestou no ano 2000, após a beatificação dos dois pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, a 13 de maio.

Uma testemunha afirma que, à pergunta “o senhor vê a Virgem?”, o Papa respondeu: “não, mas a ouço”. Como o Padre Pio, João Paulo II confiou a uma testemunha que a “viu”.

Sobre os santos, o Papa João Paulo II havia confiado ao cardeal Saraiva Martins que seu dicastério era o mais importante porque trata “do mais importante da Igreja”, que é “a santidade” e que todos os demais dicastérios estão desenhados para servir a esta santidade.

O livro relata esta resposta do Papa a uma religiosa que lhe expressou sua “preocupação” por Sua Santidade: “eu também estou preocupado por minha santidade”.

Finalmente, Dom Oder destacou “a humanidade” do Papa e sua capacidade de perceber em todas as pessoas a marca de Deus.

O cardeal Saraiva destacou que a humanidade e a santidade são uma só coisa: quanto mais santo se é, se faz mais humano.

Junto aos documentos inéditos, o autor, Saverio Gaeta, destacou que o título do livro (“O verdadeiro João Paulo II explicado pelo postulador da causa de beatificação”) não quer dizer que as demais biografias não sejam verdadeiras, mas que o João Paulo II descrito no livro é o que as testemunhas que intervêm conheceram pessoalmente.

O próprio Papa teria indicado que a melhor forma de ser compreendido seria se olhado “a partir do interior”.

domingo, 24 de janeiro de 2010

um abraço da Roma

Roma 24.01.2010

Queridos meus irmãos em cristo .

Desde natal não escrevi nada no meu blog, fiquei muito ocupado .

Depois de Natal participei num retiro inaciano de 8 dias , em silencio !

Uma experiência maravilhosa ,poder orar , ficar em silencio com os nossos pensamentos na frente do santíssimo .

Desde o dia 6 de janeiro a correia começou, as ultimas semanas da faculdade antes das provas ,

Daqui logo vou ter muitas provas pra passar :

- Ecumenismo

- missiologia

- bioética

Os evangelhos sinópticos

Ética crista da sexualidade ( mesmo isto precisa saber pra ser padre ! )

história da igreja ( séculos VII – XIV )

Direito canônico

Mariologia ( tudo sobre Maria )

Pentateuco

Tudo junto 9 provas em 2 semanas !

Espero que com as graça de Deus tudo vai dar certo !

Como alguns de vocês já saibam, minha mãe passou uma nova cirurgia no coração , já esta bem mas sempre è um grande estresse pra mim

Hoje liguei meus irmãos de Conchas fiquei muito feliz de saber as noticias deles.

O retiro do carnaval esta em preparação ! estou esperando as gravações !

Alguns dias atrás comprei um livro muito bonito “ 356 dias com P Pio “ , por cada dia tenho um pedaçinho das suas epistolas pra meditar !

Queridos desejo pra vocês uma semana abençoada !

Um abraço fraterno pra todos

Ro