quinta-feira, 3 de abril de 2008

jornalzinho fevereiro nr 1

Edição limitada – versão em português fevereiro – março 2008

Queridos amigos do idioma portuguesa, da muito tempo escrevo um jornalzinho pelos amigos por dizer o que acontece na minha vida.
No inicio existia só a versão polonesa, com tempo morando na Franca eu comecei a preparar a versão francesa, depois a versão italiana e agora dopo um ano no Brasil vou preparar a versão portuguesa deste jornalzinho. Eu tenho mais o menos 450 contatos e-mail no meu computador sem contar as pessoas que não usam o internet. Um dia decidia de escrever este jornalzinho pra comunicar aos amigos o que estou fazendo, isso não quer dizer que eu não vou escrever a vocês em particular mas e mais fácil de passar os informações gerais a todos e de seguinte escrever as pessoas particularmente . Escrever este jornalzinho e também um modo de não esquecer o idioma J, cada um sabe que quando você não fala e não pratica um idioma este não demora muito tempo na cabeça J. Eu coloquei do lado uma figura que eu gosto de mais, é Jesus que não deixa cair ninguém ,que sustenta que ajuda que não deixa jamais sozinho ninguém precisa so acreditar e confiar nele. Eu acredito que nada acontece por acaso, que sempre par atrás de cada coisa ,cada evento è Deus que esta presente. Quando estou olhando este ano que passei no Brasil vejo que Deus estava comigo. Quando Deus manda uma pessoa num lugar desconhecido sempre ele vai dar a esta pessoa todo o que ela precisa, precisa so ter confiança e saber que ele já planificou bem tudo por nos e Ele sabe melhor que nos do que nos precisamos . Chegando no Brasil, sem falar o idioma o falar pouco e uma aventura ! Eu confiei ,eu sabia que se este e o caminho que devo fazer ,de morar num continente tão distante da minha velha Europa, não è por acaso . Cada experiência que a gente faz na vida e frutuosa, sem falar do idioma que a gente aprende mais rapidinho morando no pais que estudando fora; amizade – conhecer as pessoas com quem você pode depois trocar a experiência ,as idéias . Na minha oração estará presente o grupo dos jovens que eu tive a graça de encontrar em Conchas, a equipe de musica na nossa capela do Seminário ( a equipe de Marisa) e os jovens do grupo de oração do sábado , gostei muito. Uma outra coisa muito formativa foi os encontros na nossa casa ( Retiro do Carnaval. Retiro da Crisma , TLC ) eu podia participar informalmente ( só nas palestras), observando como trabalhavam os jovens catequistas eu podia ver como ajudar os jovens da minha paróquia em Roma. Infelizmente não existe o Retiro do Carnaval ,mas quem sabe ,se um dia não vai acontecer em Roma ? Falando das coisas boas , e claro è sem duvida nenhuma que o grupo RCC marcou a minha vida no sentido positivo da palavra, è difícil de explicar o porque desta situação ,eu acho que essa foi a vontade de Deus que eu chego em Conchas e encontro a RCC .
Eu sei que alguns que vou ler esta carta podem pensar que eu voltei louco mas è assim, sou feliz de saber que eu consegui criar dos laços de amizade que se Deus quiser permanecerá ao menos 4 anos ( !) e que tem neste mundo as pessoas que vou rezar pra mim como eu rezo por tantas pessoas .
Fiquei louco da alegria quando aprendi que posso ficar em Conchas ate o retiro do carnaval e participar no retiro mesmo .
Queridos amigos
Despis de tantas oras de viagem cheguei em Paris só por 2 oras ,mas , que alegria de poder respirar ar do Paris ,mesmo ficando no aeroporto J.
Quando cheguei em Roma a minha comunidade mi esperava, meu padre Provincial buscou me no aeroporto, depois era a Santa Mesa das cinzas ! ( como eu queria )!
O dia dos votos
Domingo 10 de fevereiro fiz minha primeira profissão .
Durante a Santa mesa as 11 oras 30 , muitas pessoas chegaram pela mesa ; Padre Geral da nossa congregação, muitos padres da nossa província, Padre Milton Zonta ( ex provincial do Brasil que agora trabalha em Roma ), depois da homilia foi a vestição do habito ( preto com um cingulum) depois vou enviar as fotos e os primeiros votos .
Um almoçaõ junto com o povo da paróquia e com meus amigos da Roma.
Faculdade
Decidi de começar os estudos antes de outubro, mas devagarzinho ; escolhi 2 matérias : os sacramentos e a liturgia ,vou começar da 1 março. Isso me ajuda pra entrar devagarzinho no idioma italiano que esqueci ficando em Conchas .
Internet & Computador
Meu computador morreu J em Conchas , deixei a um amigo pra concertar , tenho um velho com Windows 98 mas que funciona graças a Deus . tenho internet no quarto ( mudei do quarto , agora estou morando no 1 andar junto com os padres J )
Ferias
Vou pelas ferias da 13.2.2008 – 2.03.2008 ,não vou usar internet ,não tenho in Polônia mas vou ler quando vou voltar .

Isso è só um pequeno jornalzinho pra dar qualquer informações, vou escrever dopo a cada um . preciso ambientar me em Roma.

Um Abrasão forte pra cada um de vocês

Nenhum comentário: