domingo, 13 de abril de 2008

O Bom Pastor -


O bom pastor ( João 10,1-10)


Hoje depois de meu terço das 20 oras como quer a tradição, abri a Bíblia em português..... meditando o evangelho do domingo que vem, pensei de tentar escrever alguns reflexões sobre o trecho .
Durante a meditação , uma das coisas que atirou minha atenção foi a relação das ovelhas e do pastor deles.
Tentei de imaginar a situação ; as ovelhas ficam junto toda a noite esperando quando o pastor vem cedo pra abrir a porta, no mesmo lugar ficam tantas ovelhas que pertencem aos vários pastores mas quando cedo o pastor entra e chama as ovelhas ,elas reconhecem a voz dele e o seguem . Não seguem outro pastor ,mas o pastor delas que chama cada uma delas por nome dela ,elas reconhecem a sua voz.
Ficando juntos ,tantas ovelhas durante a noite inteira,elas podem ter impressão que o pastor abandonou as ,não podem ver- o ,não podem ouvir a sua voz....
Cedo quando o pastor vem pra abrir a porta, elas não podem ver por causa que o sol não se levantou ainda, permanece só a voz ,elas tem confiança nele e seguem a voz dele.
Tudo isso me faz pensar a situação que encontrou Maria de Magdala quando vem ver o sepulcro vazio a onde foi Jesus . Estava chorando , buscando Jesus “ porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram “ ( João 20,13 ) mas ouvindo a voz dele quando chamou a : Maria ,ela reconheceu quem era ele – Rabôni. Ela não reconheceu o ,olhando mas reconheceu a voz dele .
Pensei ,quantas vezes Ele me chamou , mas não podia ver que a pessoa que ficava em face de mim foi Ele?
Pensei aos homens que vinham cada dia ao seminário pedindo o almoço? Se Ele estava por ai ?
No pele dum andarinho ? Na pele dum rapaz que bebeu muito ?
O pastor que chama as ovelhas por nome deles, conhece suas ovelhas, Jesus conhece cada um de nos, exatamente no momento a onde estamos no caminho da nossa vida, conhece e vê o que precisamos.
Jesus conhece cada um de nos ,pessoalmente. Ele não olha um grupo das pessoas ,ele olha de perto cada um de nos. Ele me ama, me conhece e quer o bem pra mim.... basta confiar e escutar as palavras dele. Cada um de nos e único, mesmo os gêmeos não são iguais ,cada um deles tem uma toque particular,mesmo sendo muito parecidos exteriormente. Cada um de nos e diverso e por causa disso è único nos olhos de Jesus, cada um tem uma particularidade que o faz único . cada um è um exemplário único . Quem poderia imaginar dois Roland ? Uma loucura ! Por isso Deus criou um e depois disso falou : Chega ! e passou aos outras coisas ....
Penso que quando Jesus chama nos , quando podemos ouvir a voz dele ,isso não serve só para reconhecer o ,mas também pra escutar o recado que Ele tem pra nos .... a missão que ele já preparou pra nos e que nos não conhecemos ainda ...
Quando estou ouvindo que uma pessoa me chama por meu nome , tenho certeza que ela me conhece ... quando Ele nos chama ....o que sentimos quando estamos ouvindo a voz dele?
Ele me chama para mostrar me a direção que devo tomar.
As vezes não podemos ouvir- o mas podemos observar que Ele põe no meio do nosso caminho uma pessoa , as pessoas que mostram pra nos a verdadeira direção ,a direção dele.....
Com a certeza posso dizer que neste texto vocês vão encontrar os erros do português, e graças a Deus ! por isso , vocês vão escrever pra mim e isso me vai ajudar no meu português, pra não esquecer ,praticar e saber falar com vocês quando chegarei ,se Deus quiser daqui a 4 anos pelo retiro do carnaval .

Nenhum comentário: