segunda-feira, 28 de setembro de 2009

28 de setembro - França. Issoudun, Nossa Senhora do Sagrado Coração (1854)


28 de setembro - França. Issoudun, Nossa Senhora do Sagrado Coração (1854)

     

O Milagre (I)

A Anunciação. A Virgem. Que beleza! Que assunto!
Diante do quadro de Nossa Senhora, Fra Angélico sonhava.
O lírio em flor, o vestido e as longas dobras do véu,
próximo ao fuso adormecido e, nele, o Santo Livro pousado,
O Anjo Branco a descer da nuvem rosada,
a saudará com a "Ave, Maria" da sublime mensagem.
Nada faltava à tela, além de um rosto,
o rosto da Virgem, retrato inefável,
e lá, diante de sua tela, Fra Angélico a sofrer.

Era preciso que aquele rosto fosse sorridente e severo,
entrevendo o presépio e sonhando com o Calvário,
refletindo, ao mesmo tempo, a Cruz e o berço,
porém, por mais que eu atormentasse minha fronte e meu pincel,
recomeço a minha pintura e nada me satisfaz.
Deixo o lápis passear inquieto, ao acaso...
E lá, diante de sua tela, Fra Angélico rezava.

Não consegue se realizar. O ideal flutua em seu espírito,
Esta fronte, em que o esplendor se une à graça,
é tão pura, tão doce e tão admirável.
Minha fé a vê, meu coração a vê e a compreende.
Minha alma está maravilhada, possuída,
mas a mão me trai e falseia a minha ideia.
Não consigo fazer nada de belo, de bom, nada completo.
E lá, diante de sua tela, Fra Angélico tremia.

   

Victor Delaporte (1846-1910

Nenhum comentário: