quarta-feira, 13 de agosto de 2008

14. 08 - São M. Kolbe

Quando foi ainda pequena criança, lembro- me que um dia na minha casa tivemos uma revista católica " "Cavaleiro da Imaculada" que minha mãe recebia cada mês. Nesta revista não tinha muitas figuras , tudo foi branco e preto . Neste momento lendo a revista por a primeira vez ouvi falar do Pe. Kolbe. Na época, não podia entender como uma pessoa pode deixar a vida sua durante a guerra pela pessoa que não conhece .

A liturgia de hoje, nos mostra que deixar a sua vida pelos outros è uma tarefa por cada cristão .

Olhando as leituras podemos ver claramente nas palavras de São João ( 1 João 3,13-16)

Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

Passar da morte na vida – amar outro. Aqui podemos por – se a pergunta seguinte: sou capaz de amar outro na verdade ? Com o Amor verdadeiro? Amar – querer o bem maior pelos outros, se não ... olhando as palavras de João sou homicida? Exagero ? Pode ser… mas no mesmo tempo os feitos maus não nascem sozinhos , são sempre alimentados do que penso, o que leio, o que assisto na televisão . Quem hoje esta matando outro com uma palavra maldosa um dia pode ser que vai matar com uma arma ? Quem sabe ?

“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” ( 1 João 3,16 )

No nosso dia o dia ,como são validas as palavras de Jesus :

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” ( João 15,12-16)

Estamos vivendo num mondo muito moderno, quase todo funciona com os computadores, tudo è automático, podemos fazer as compras pelo internet ficando na casa . estamos chegando num momento a onde se glorifica o minimalismo , o “ fazer tudo sem cansar muito”, as pessoas não abrem o portão com a mão mas todos usam o telecomando pra abrir sem deixar o carro ... Muito bem, a tecnologia deve ser feita ao serviço dos homens. Mas tudo não è tão lindo como pode parecer ... existe um perigo de ficar acomodado também na nossa vida espiritual. Na nossa fé.

O amor verdadeiro è exigente . Quem ama na verdade deve empenhar se muito, com todo seu coração, com toda a sua alma, dedicar seu tempo livre, suas forças ,dedicar se mesmo . Mesmo assim quando sento que não tenho vontade , este momento è oportuno para realizar as palavras de Jesus : “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”

Pra saber de mais sobre São M. Kolbe clica no endereço:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maximiliano_Kolbe

Nenhum comentário: