segunda-feira, 18 de agosto de 2008

E mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.


Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.

Mateus 19:23-30

E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Existe uma interpretação e outra conclusão.

Interpretação:

Agulha naquela época eram entradas que existiam nos muros que protegiam as cidades e por onde passavam as pessoas, mas para passar animais como camelos, era muito difícil. Era preciso fazê-lo agachar-se e empurrá-lo. E daí surgiu a expressão.

Conclusão:

São Jerônimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra "kamelos" como camelo, quando na verdade, em grego, "kamelos" significa as cordas grossas com que se amarram os barcos. Neste caso, a idéia da frase continua a mesma.

Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. 24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

A riqueza è o mal ? Não ! e o dom de Deus, como cada dom pode ser usado pelo bem o pelo mal.

Nos últimos anos, muitas pessoas esta migrando por causa do trabalho, deixando por varias meses a família deles. Alguns partem fora do pais por causa do desemprego, eles não tem a outra possibilidade de sustentar a família do que viajar no outro pais buscando o emprego. Outros não são partidos por causa de fome o falta de dinheiro mas por acumular mais de dinheiro, por ficar mais rico . Podemos observar o quadro geral da situação, as famílias sem pai , as famílias desunidas, a distancia. A onde ficam os limites ? A cobiça è um pecado maior, e fonte dos outros pecados. Não se trata somente dos ricos, mas também as pessoas por aqueles os bens materiais são mais importantes do amor pelo próximo. O rico do evangelho não foi castigado pela riqueza mas por que não sabia partilhar. As pessoas ricos podem fazer crescer o mundo ,mas varias vezes estas pessoas pensam so no interesse deles, sem ficar preocupado pelos empregados que trabalham por eles. Eles não crêem na providencia divina e querem acumular os bens pra ficar seguro por dia de fome.

Cada um deve perguntar se mesmo : posso passar pelo fundo duma agulha ?


Nenhum comentário: