terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? – meditação pela quarta feira Mt 20, 1-16




“Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça, E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo. E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros. E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um. Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um. E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros;.”

A parábola dos trabalhadores da hora undécima è celebre. Podemos achá-la só no Mateus. Logo podemos perceber que não se trata do senhor ordinário. Nenhum proprietário vai empregar as pessoas so pó uma hora antes que o dia do trabalho acaba, è certo. A vinha è o povo escolhido .
O dono da propriedade fica preocupado com os desempregados : “Por que estais ociosos todo o dia?” E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um.
Humanamente falando isso è impossível ,mas sabemos todos que não se trata duma historia “humana.” O dono da vinha è cheio de bondade, ele favorece os mais pobres, coloca derradeiros antes do que chegavam no inicio do dia. E um exemplo da bondade de Deus, de tratar todos do mesmo jeito.
No nosso tempo, falando sobre a fé, muitas pessoas pensam como os trabalhadores da prima hora, pensam assim: já assisti na missa dominical, rezei um pouquinho, respeito os mandamentos – sou bom católico e tenho já um bom lugarzinho nos céus .Os mesmos ficam raivados quando se fala que Deus ama e trata do mesmo jeito eles e as pessoas que se convertem na ultima hora- eles também vão ter um lugarzinho nos céus .
O proprietário da vinha falou assim a um dos trabalhadores :” Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?” e muito provável que na vida eterna receberemos o mesmo preço – todos , os que chegaram na ultima hora assim como os que chegaram na prima. O preço que vamos receber è a vivencia junto com Deus, todos no mesmo jeito. Não se pode dividir Deus,ele ama todos por que Ele è Amor. Assim como o sol quando ilumina a terra , ilumina do mesmo jeito os pobres e os ricos ...
O ressentimento pela bondade e generosidade de alguém para com outrem è uma das piores atitudes, no entanto não è rara. Deus esta sempre em busca de todos, chama todos a toda hora. Seu chamado iguala as condições no trabalho e na retribuição. Deus da- se totalmente a cada um e não poderia jamais dividir-se. Ter inveja desta doação e afastar-se dele.

Nenhum comentário: