sábado, 23 de agosto de 2008

Quem è Jesus por me ? - Reflexão pelo XXI domingo

Hoje , sábado desde quando me acordei tive nas minhas orelhas a canção da Vida Reluz “ Deus è Capaz “ . Foi impossível de pensar nas outras coisas , a canção ficava na minha cabeça ,nas minhas orelhas durante muitas horas .

Meditando o evangelho do domingo que vem, pensei nas relações que cada um de nos tem com a Igreja.

13. E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? 14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. 15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? 16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 20 Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.

MT 16,13-20

“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”

Os apóstolos citam as respostas das pessoas que falavam sobre Jesus, Jesus perguntou-lhes :

E vós, quem dizeis que eu sou? Quem è Cristo per cada um de nos ?

Bento XVI nas suas catequeses da quarta-feira comentando as personalidades do Evangelho fala assim : que as três pessoas do quem fala Cristo no evangelho de hoje são muitos chiaras : o Pedro como o fundamento da Igreja que vai possuir as chaves do reino dos céus, ele poderá ligar e desligar , no sentido que poderá estabelecer o proibir as coisas nesta terra o que achara necessário pela vida da Igreja, que sempre vai ficar como a Igreja do Cristo e não de Pedro .

Pedro foi um pobre pescador, que aceitou de viver a grande aventura de ser o discípulo do Cristo , precisa lembrar que nesta época os discípulos escolhiam o mestre ,mas Cristo como único escolheu seus discípulos. Ele voltou a base da Igreja.

Podemos perguntar se mesmo: quem è Cristo per me hoje ? qual è o sentido quando digo pertenço na Igreja Católica Romana ?

Quem è Jesus por me ? no nosso contesto cultural e social da Europa não è sempre fácil de responder nesta pergunta . com os livros, filmes o outras representações não temos a mesma imagem do Cristo . todos estes meios veiculando varias figuras do Cristo “ ajudam” aos homens a perder a Identidade de Cristo . devemos buscar a representação verídica do Cristo e não deixar que ela fosse mudada .

Pertencer a uma Igreja .

De novo cada um de nos tem a outra representação da Igreja, por alguns a Igreja è forte, linda, por outros muito permissiva o conservadora . alguns conhecem a Igreja através as publicações e acreditam no que escrevem os jornais .

A semana passada assisti pelo internet uma pregação do Pe. Fabio de Melo a onde ele fala assim que a Igreja não è do Papa, nem dos Cardais, ela è do Cristo e pertencemos na Igreja do Cristo ; a única dos mais de 2000 anos .

O fundador dela foi Cristo e por isso concordo com o Papa Bento quando ele falou que não se pode chamar qualquer associação criada pelo homem “ Igreja “ porque não o è . a Igreja è uma ,esta do Cristo .

Muitas pessoas batizadas falam assim : “ não vou na missa porque não gosto deste padre .. ? “ podemos perguntar : você vai pelo padre na Igreja o pelo Cristo ? quando se fala com os jovens, na verdade isso não è o argumento valido , eles as vezes não acham nada que pode interessar- lhes na Igreja e como argumento falam que não gostam do padre , porque o Padre e o elemento visível ..

Nossa casa fica numa velha parte do bairro. Junto com a casa esta nossa Igreja que 15 anos atrás foi uma Igreja Paroquial e desde quando foi construída a nova Igreja de outro lado do bairro a paróquia fica por ai e nossa Igreja esta considerada como uma capela . muitas vezes aconteceu que as pessoas que querem casar buscam o pároco na nossa casa porque não saibam que a Matriz foi transferida já 15 anos atrás ..... Isso mostra bem como as pessoas são ligadas com a Igreja.

Os sacramentos faz o cimento que liga nos humanos a nossa Igreja, se eles não existem na nossa vida não tem mais a ligação . não estou falando por aqui das pessoas que não podem receber alguns sacramentos por varias causas mas das pessoas que não participando nos sacramentos se distanciam voluntariamente da Igreja , são os católicos ocasionais “ batismo – comunhão – crisma e depois as vezes o casamento “ alguns vão ainda pelas missas fúnebres da tia o outra pessoa da família . ( na Europa o casamento , o batismo a comunhão a crisma e o funeral acontecem durante a Santa Missa )

Acho que todos precisamos uma relação forte com a igreja que esiste ja dos 2000 anos e esperamos que vai ficar ao menos por 2000 que vem .

Nenhum comentário: