sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Jesus e a Samaritana


Renova-me Senhor Jesus
Já não quero ser igual
Renova-me, Senhor Jesus
Põe em mim Teu coração
Porque tudo que há dentro de mim
necessita ser mudado, Senhor
Porque tudo que há dentro do meu coração
necessita mais de Ti.


Hoje ouvindo esta canção pensei no trecho do Evangelho do São João 4,5-42 – Jesus e a Samaritana peguei minha Bíblia que usava ainda em Conchas pelo grupo do sábado na capela São Benedetto.Lia varias vezes ...Que lindo ... que profundeza, fechei os olhos ,tentei de imaginar este momento.Jesus esta muito cansado depois da viajem que fez junto com os apóstolos, faz muito quente. OSão João mostra que Jesus conheceu a mesma realidade que nos conhecemos: o cansaço, a fome, a sede. Encontra a Samaritana que chegou no poço pra tomar água. Lendo o trecho podemos ver que esta mulher não tem o nome, è uma mulher desprezada . A sede mostra uma necessidade de cada ser vivente . Jesus mostra que cada ser humano precisa de Deus, precisa a relação com Deus. Jesus não fala “ estou com sede “ não ! Ele diz “ Dá - me de beber “ isto implica uma relação, uma dependência do outro que tem a água e eu não tenho . Ele precisa da Samaritana que neste momento representa tudo o pais da Samaria o povão que não pode receber a benção dos Israelitas. A sede de Jesus e o pedido de receber a água ajudam que os obstáculos entre uma samaritana e um judeu caiem . Tudo isso ajuda a fazer um encontro na verdade, neste momento provavelmente nasceu a fé por dentro dela ,a fé em Jesus. Graças a este encontro podemos observar a situação de cura que aconteceu nesta mulher. O encontro deste tipo, o encontro com Jesus, cura o nosso interior, depois podemos ir perto dos outros e dar o testemunho falar como a Samaritana “ vinde e vede um homem que me contou tudo o que tenho feito”.Jesus neste trecho nos fala da água viva, água que não fica parada, o fonte da vida. Com a água João representa a vida de Deus que Jesus dá a cada um de nos. Aquele que toma desta fonte terá a vida eterna . Por que acontece um encontro na verdade entre duas pessoas , não deve ficar nenhum obstáculo entre eles. Nenhum ! Nem religioso, nem social, nem psicológico, nem moral . olhando o mundo de hoje, quantos obstáculos , quantas barriras !O encontro entre a samaritana e Jesus mostra quantos obstáculos podem cair, que não deixam a circulação da vida, da comunicação entre os homens . Minha experiência pessoal de vida junto com as pessoas que ninguém queria mostra bem quantos obstáculos precisa superar pra chegar no nível aceitável da comunicação com estas pessoas, que não tem confiança em outro. A vida que Jesus tramite através esta água ,nos devemos transmitir para frente aos outros

Nenhum comentário: