quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Meditação pela 5 feira 20. 08 .2008

Leituras : Ez 36, 23-28

Evangelho : Mt 22,1-14

Somos já tão acostumados de ser cristãos que as vezes esquecemos nossos compromissos como cristãos. Na teoria concordamos que precisa fazer tudo porque somos chamados à ser santos, a chegar até a santidade.

Quem è um santo ? quando pensamos num santo, se pode pensar na pessoa que vivia sem pecado. Mas como falou João Paolo II cada um de nos è chamado pela santidade, cada um toma o caminho diverso mas todos temos o mesmo final – a unidade com Deus. Como escreveu São Paolo ( Gal. 2,20) “Já estou crucificado com Cristo,e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” deixar que Jesus faz as ações através de mim, isso è a essência da santidade. Ele vai fazer a proteção de ti, ele vai ti ajudar a fazer as boas escolhas. Precisa só usar o que ele deixou para nos, nos sacramentos. Assim cada um de nos poderia aproveitar de mais da graça que ele deu pra nos, olhar se mesmo na verdade, recebendo –o no coração de cada um de nos. Muitas vezes o orgulho pessoal fecha o contacto com Deus. So no momento quando reconheceremos que somos pecadores e vamos ficar na frente dele, pedindo que ele nos ajude, que deixa ver a verdade como somos podemos ter o livre acesso. Como vivemos hoje ? Neste mundo com muita corrida, temos o tempinho pra Ele ? temos saudade dele?

Através das palavras do profeta Ezequiel deus fala assim : “Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.” Ele da uma promessa da sua benção, promete ajudar-lhes .

Os Israelitas, como nos hoje ficavam muito seguros por causa do ser escolhidos, esqueciam as promessas de Deus, deixavam- o . Ele perdoava sempre, quando o povo eleito ficava na verdade ,reconhecia os pecados deles. Ele conhece a nossa fraqueza, sabe que as vezes e muito difícil não deixar se tentar e resistir. Se o homem escolhi a vida perto dele, respeitando- o , Deus não deixara jamais ninguém sozinho, ele vai nos ajudar pra não deixar que as tentações tomam possesso de nos : “E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” Ezequiel mostra como Deus tem saudade do homem como ele fica preocupado pelos homens “E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.” Você tem a saudade dele? Nas leituras deste dia Jesus nos mostra que muitos israelitas não acreditavam nele, ele não percebiam que são os testemunhos do que falavam já os profetas muitos anos antes. “Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico” Mt 22,5. Ele proclama que todos vão ter a oportunidade de chegar nos reinado dos céus mesmo aqueles que não conheciam- o antes. “Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.” Mt 22,9. Todos vão encontrar- o : “E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.”, mas se o homem não vai respeitar Deus nem os mandamentos dele... “Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

Cada um de nos pode por se a pergunta seguinte, a minha vida , concorda com que deus quer ?

Nenhum comentário: