E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
Este jovem conhece a finalidade de cada homem – a vida eterna ... conhece também o caminho que precisa tomar: fazer o bem , a bondade de vida por aqui prepara nos pela vida sem fim
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus.
Deus esta sempre presente na psicologia de Jesus, cada vez quando uma pessoa pergunta o sobre o bem ,Jesus faz diretamente a referencia a Deus que è bom.
Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
A bondade de homem è de viver sempre in coerência com os mandamentos, porque eles vem de Deus.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
È interessante o que fala Jesus , ele não fala dos 3 primeiros mandamentos que se referem à Deus. Ele esta falando só das tarefas verso outros homens que a pessoa deve por na pratica. Mas ele adiciona mais um, o mandamento de amor do próximo . como fala São João “ quem não ama o próximo , nunca poderia amar Deus que não da pra perceber com os olhos do homem.”
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Mesmo na vida ordinária, Jesus não esquece a perfeição do Deus. Por Jesus este jovem não è “perfeito” , porque o coração dele não pertence à Deus. O coração dele è partilhado entre Deus e os bens materiais. Os bens que perturbam mais do que ajudam na vida dele.
O resultado a vida dele è triste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário